Os nossos serviços, honorários e produtos estão compatíveis com qualquer porte de empresa. O nosso cliente principal possui uma conexão Internet e uma rede local, ou é, ou pretende montar um provedor de acesso Internet. O nosso objetivo principal é encontrar a solução com melhor relação custo/beneficio para o parceiro. Consulte-nos e pede um orçamento sem compromisso.
Introdução DNS, como funciona?
DNSTodos os Internautas, não só os técnicos mas também os usuários em casa passaram já por essa sigla DNS. Lá nas configurações TCP/IP tem esses campos DNS onde colocamos números IP ou deixamos em automático. Domain Name Service é a parte mais importante da Internet, sem DNS a Internet não funciona.

Você sabe onde seu amigo mora? Bairro, Rua, número e CEP? Sabe chegar com carro, ônibus e a pé? Mas como fala? Você diz, eu vou ao bairro Jardim Augusto, no CEP 11003-081, para a Rua Felipe de Moraes número 124? Não né, você diz vou para a casa do Fernando. Isso é exatamente que o DNS faz.

A Internet, comparável com a vida real com CEP, rua, número, distingue TODOS os participantes da Internet com seu número IP. tanto faz se é usuário em casa ou servidor da Matik. Cada recurso tem seu número IP.

Você lembra do nome, então você digita no seu navegador FERNANDO e não a numeração dele certo? Portanto você escreve fernando.com.br

DNSResumindo, comparando com a vida real, o DNS é como uma ótima secretária que tem o mapa da Internet com lista de todos os nomes da Internet e que sabe responder em menos de meio segundo, e sempre. Inclusive um guia para encontrar o caminho ela tem sempre em mãos. Isso é perfeito não é? Tem mais, poucos sabem, porém é bom saber e eventualmente pode ser útil um dia, leia tudo ...

Comentários (1) - Gerar Código de Link - 2164 Acessos - Imprimir - Artigo inteiro

 
A Internet está parada, enquanto isso ...
DNSSECJunto as primeiras publicações sobre DNSSEC (DNS Seguro), a CISCO se pronunciou, dizendo, a Internet nunca mais será a mesma. Certamente está acontecendo exatamente isso. DNSSEC avançou não só em termos técnicos mas especialmente em termos de divulgação e quantidade de implementações.

Infelizmente no Brasil, com a resistência genética contra coisas novas, vamos demorar ainda um tempo até que este novo padrão estará amplamente sendo usado como deveria.

DNSSECEssa resistência, obviamente tem razões. Não é só a nossa ignorância ingênua, mas também a falta de divulgação de documentos técnicos competentes. brasileiro que sabe não fala e mantém seu conhecimento trancado para uso exclusivo e próprio. Uma pena. Outros, que divulgam alguma coisa, publicam informações incorretamente traduzidas, incompletas ou pouco práticas. Neste caso as "instruções" do órgão brasileiro Registro de Domínios para a Internet no Brasil, conhecido como REGISTRO.BR, são incompletas e paramos por aqui ... o engraçado que o registro.br é quem regula o DNS brasileiro ...

DNSSECAgora o que? O administrador de rede que sabe bem inglês encontra a solução passando pelo famoso caminho das pedras. Talvez demora, talvez meio incompleto e complicado mas no final chega a funcionar. Só que é um ou outro, precisamos muito mais redes usando DNSSEC para o bem de todos. Seguem algumas orientações e uma visão macro do assunto, leia tudo ... mas esteja preparado, não é para gente de moleza e muito menos para quem não controla suas emoções, é como dizem, a verdade doa a quem doer, mas caso sabe rir, até de você mesmo, então clique ...

Comentários (3) - Gerar Código de Link - 1212 Acessos - Imprimir - Artigo inteiro

 
Servidor E-Mail, SMTP, MTA ... hein?
Qualquer um sabe hoje o que é um email. Mas de onde vem e como funciona, as vezes nem o suporte técnico do provedor sabe explicar. Na hora do problema todos falam grego e a coisa complica ... mas é muito fácil gente, aqui vai.

MTAOs Servidores de Email chamamos em linguagem técnica MTA (Mail Transfer Agent) e é nada mais do que um software (programa). Este programa usa o protocolo SMTP (Simple Mail Transfer protocol) para falar com outros servidores. O Servidor de Email é o conjunto de máquina, sistema operacional e MTA (existem diversos). Dependendo da situação um MTA pode ser servidor, quando envia uma mensagem, ou cliente de outro MTA, quando recebe uma mensagem.

O MTA também fala com clientes a nivel de usuário. Estes usam programas diversos nos seus computadores, tipo Outlook, Eudora, Kmail, Thunderbird ou Seamonkey. Estes programas chamamos em linguagem técnica de MUA (Mail User Agent). O MUA também fala SMTP, mas somente para o envio de uma mensagem. Para receber uma mensagem ele usa ou o protocolo POP (Post Office Protocol), ou IMAP (Internet Messaging Access Protocol). Essa ultima escolha é do usuário na hora de configurar a conta de email no programa MUA. Diferença básica normalmente é que o POP puxa as mensagens do servidor para a máquina local, com IMAP as mensagens ficam no servidor até deletados pelo usuário.

MTAAgora a parte importante e ainda muito desconhecida. Funciona ainda no servidor de email ou outro o MDA (Mail Delivery Agent) que nada tem a ver com o MUA. O MDA pega as mensagens recebidas pelo MTA e distribue nas caixas postais dos usuários. Todo isso ocorre no(s) servidr(es). Vamos esclarecer o fluxo de tudo agora, leia mais ...

Comentários (1) - Gerar Código de Link - 5665 Acessos - Imprimir - Artigo inteiro

 
Combate Anti-Spam
AntispamO termo SPAM, mesmo não sabendo o exato significativo, está no ouvido de qualquer Internauta. Em curtas palavras, SPAM é um termo coletivo para mensagens eletrônicas ilícitas. Quem envia normalmente tem o objetivo de vender algum produto ou serviço, as vezes produtos sem origem legal, ou também apenas com o intuito de implementar um vírus, spyware, spybot ou semelhante na sua máquina.

Devido ao desinteresse e falta de conhecimento da maioria dos provedores de Internet, mesmo os de maior porte, o envio e recebimento de SPAM é possível e muito fácil. Não só no Brasil mas também em outras partes do mundo.

A Internet é um campo grande cheio de possíveis clientes e por ser eletrônico a operação propaganda torna-se barata, não sendo necessário um impresso em papel e também nenhum pessoal para distribuição ou envelope e selo do correios.

AntispamQuer saber se o seu provedor está em ordem? Envie um email para mail-test arroba matik.com.br e aguarde a resposta analítica que deve chegar dentro de pouco instantes. Nela encontra todas as dicas o que pode estar errado, ou correto, no seu servidor o, provedor o domínio.

No farol podemos dizer não obrigado, mas como podemos impedir que a caixa postal eletrônica enche de coisas não desejadas? Leia o artigo inteiro ...

Comentar - Gerar Código de Link - 1170 Acessos - Imprimir - Artigo inteiro

 
Quem tem um domínio deve usar SPF
spamQuem possui um Domínio Internet facilmente se torna cômplice de fraude, as vezes sem saber, porque a bola de neve da ignorância é grande. Cadastrar e usar um domínio exige alguma responsabilidade do proprietário.

O registro.br, já que é um órgão oficial do Brasil, deveria emitir pelo menos orientação, senão requisitos a serem cumpridos antes da publicação de um domínio. Mas esses caras também só querem faturar a sua taxa anual. Para registrar um carro no DETRAN não precisa, mas para circular exige-se habilitação, caso a policia te pega sem, já sabe ... porque a Internet deve ser diferente? Porque no Brasil entendido principalmente como Lazer? Acho que não é por ai, é porque ninguém se importa ...

De que estou falando? De SPAM, EMail de propaganda, mensagens de vírus, tentativas com remetente falso, etc etc etc. Quem tem um domínio conhecido, ativo ou antigo, recebe as vezes centenas de mensagens de SPAM cada e todos os dias. Estamos recebendo essas por causa dos que não estão nem aí, aqueles que simplesmente ignoram o básico, ou dos mão de vaca que sabem mas não querem gastar uns reais para implementar SPF.

spamFato é SPAM é fraude, pode chegar até ser invasão de privacidade ou conter tentativas de invasão do seu computador ou roubo eletrônico de senhas. O cômplice desses bandidos é aquele que facilita o fraude.

SPF é um dos métodos mais efetivos e econômicos para ... leia mais

Comentários (2) - Gerar Código de Link - 1468 Acessos - Imprimir - Artigo inteiro

 
IP Dinâmico e Acesso restrito
DDNSVocê tem IP Dinâmico na sua casa? Mas precisa com a sua linha ADSL, GPRS, 3G, Wireless ou outra conexão ter acesso a recursos restritos?

Normalmente o bloco IP do seu provedor de link (ADSL ou outro) mantém o DNS reverso desses IPs em dia, nslookup do seu IP retorna algo como blabla123.provedor.com.br. Sendo porém IP Dinâmico, essa resposta, ou melhor, seu IP muda a toda hora dinamicamente. Portanto esse IP, ou nome DNS reverso, não pode ser usado nos recursos restritos para identificação.

DDNSParece complicado mas não é tanto, para resolver o problema precisa reunir um servidor DNS Seguro que aceita atualização automática, ou seja DNSSEC e DDNS. Uma vez corretamente configurado pode emitir o comando host nome_que_vc_deu.dominio.com.br e a resposta é o seu IP atual. Com essa questão resolvida o recurso restrito (servidor, equipamento etc) pode ser configurado para aceitar a sua conexão com IP dinâmico. Leia o artigo inteiro para saber mais detalhes.

O cenário é bastante comum em provedores de acesso e em empresas de hosting, onde o técnico ou cliente acessa a partir do seu celular ou de casa. Encontramos com bastante frequência grandes faixas de IP liberadas. Isso, obviamente, é um grande risco de segurança, abrir para 186.222/16 ou abrir para 186.222.66.32 é a chance de 1:65534, que é a quantidade de IPs numa rede /16 e com essa configuração todos eles podem acessar o recurso, ou pelo menos tentar ... péssima ideia.

Comentar - Gerar Código de Link - 1871 Acessos - Imprimir - Artigo inteiro

 
Desktop ideal, existe isso?
O que é um Desktop? Literalmente o top da mesa, neste caso a Interface do computador, aquilo que vemos no monitor.

OSO desktop mais comum, por isso o mais vulnerável, é o famoso Wondows. Muito tempo o Windows foi uma coisa não muito simpática para um técnico em TI. Isso por diversos motivos, a instabilidade (tela azul) encheu demais e muito caro. O Windows tem um custo e assim a maioria dos programas bons. As principais ferramentas do profissional são um programa ssh/scp e navegador. O windows vem com o Explorer que porém é uma tristeza, parece ser ímã de vírus, spyware e malware, inclusive quando não usa, basta ter o bicho instalado. Até a própia Microsoft bota trace-cookies na sua máquina. Por sorte tem o Forefox, agora na versão 8.0 incomparável e o melhor navegador. Agora o ponto negativo do Windows, não tem ssh nele. O melhor programa ZOC é fácil e rápido instalado, é ótimo mas tem custo. Que ningu,e me vem dizer que tem o Putty, é tem sim mas é uma m...., não tem tabs e o mapeamento de teclas não funciona direito, copiar e colar caracteres da câimbra ..

Comentar - Gerar Código de Link - 998 Acessos - Imprimir - Artigo inteiro

 
Acesso remoto com ssh e scp
sshA maioria de vocês sabe e usa ssh mas scp não tanto. Vou explicar aqui alguns assuntos básicos, quais podem facilitar seu dia-dia, especialmente quando precisa acessar servidores remotamente como é o caso do pessoal técnico ou adminsitrativo em provedores de Internet. Sempre tem dois caminhos, o fácil e o complicado. Descubra aqui o caminho fácil, o complicado deixamos para quem não quer ler.

Comentários (2) - Gerar Código de Link - 4597 Acessos - Imprimir - Artigo inteiro

 
Internet no bolso, no Celular?
cel Internet no celular, não é fantástico? Onde estiver pode acessar e enviar email, navegar na Internet e estar presente no MSN. Essa idéia é ótima porque abre novos horizontes. Os novos celulares com sistema operacional permitem instalação de aplicativos ssh, ftp, msn e acesso a banco de dados. Ouvindo isso da para pensar que o futuro chegou. Vamos analisar como que é na realidade. Maravilha ou decepção.

Comentar - Gerar Código de Link - 3188 Acessos - Imprimir - Artigo inteiro

 
Como funciona SPF, Domainkey e DKIM
wipEmail ilícito, o famoso Spam, afeta qualquer internauta e não só o provedor de serviço. Muitas pessoas encontram suas caixas postais lotadas com mensagens estranhas. Existem métodos anti-spam, quais bem aplicadas, podem melhorar a situação. Um simples bloqueio de origem não serve porque é muito fácil falsificar essa. Exigem-se métodos mais inteligentes onde entram programas antispam, um ds mais famosos é o spamassassin, e práticas como uso de SPF (Sender Policy Framework), Domainkey e DKIM (Domainkeys Identified Mail). Segue um breve resumo como funciona.

Comentar - Gerar Código de Link - 5449 Acessos - Imprimir - Artigo inteiro

 
Roteamento IP - Como funciona isso?
No dia-dia do provedor de Internet ouvimos uma quantidade de termos que na maioria das das vezes estão sendo interpretados e usados da forma errada. Estes termos são rotas, classes, redes, subredes, subclasses, rotas, máscaras, IPs quentes, IPs frios, válidos e inválidos.

Uso incorreto de termos e definições técnicas causa confusão e é isso que encontramos diriamente.

Comentários (2) - Gerar Código de Link - 17655 Acessos - Imprimir - Artigo inteiro

 

O que um Accesspoint deve ter?
apAp não é AP, a maioria de vocês já sabe disso. As dúvidas surgem antes da compra mas como saber? Ouvir o vendedor? Pode ser uma fria, o cara quee vender e fala que quer. Estudar a ficha técnica é o melhor método mas para poder decidir precisamos saber o que precisa ter. Segue um resumo dos requisitos a um AP, dados que não só podem facilitar a sua decisão, mas especialmente a sua sua tranquilidade depois.

Artigo inteiro
 


Matik nas Redes Sociais

Infomatik no Facebook Infomatik no Twitter Infomatik no Google+ HPower no Linkedin opiniões Infomatik no Blogger Visite-nos no Orkut Infomatik no Facebook




Buscar no Site


Seja responsável, preserve o Meio Ambiente.
Preserve o Meio Ambiente, evite o uso de papel!

Comentários recentes

Como fazer um cabo de rede Cro...
otima dica
de emannuel - Ler todo ...

Como configurar SPF?
Parabéns, excelente artigo.
de Ivan - Ler todo ...

Polémica Licença SCM para prov...
Concordo plenamente acho que a anatel deveriam dar chance ao...
de Gilson - Ler todo ...

kB, KB, Mb, Bits e Bytes que c...
Gosto bastant do google.
de Miguel victorino Nhaguiombe - Ler todo ...

A grande dúvida: IDE ou SCSI ?
Hello!Probably your new os has different id scsi segtints fo...
de Ichwan - Ler todo ...

Estatisticas

Acessos: 8444025
3 visitantes online


Integração VoIP Inteligente


Site Tags

255.255.255.252   acesso   alguns   antena   antenas   bom   chave   configuração   dados   das   dkim   dns   domínio   ele   email   endereço   essa   este   estão   existe   fica   freebsd   fácil   hora   isso   mail   mensagem   mensagens   muitos   nos   outro   outros   podem   podemos   porque   porém   programa   quer   rede   rádio   sabe   saber   seja   sendo   servidores   serviço   spam   spf   todas   windows   wireless  

Webmail Login

Nome de Usuário

Senha
Hospedagem Email
Seu Domínio .COM.BR é aqui. Sem rolo, sem propaganda, sem SPAM, sem Vírus, rápido, seguro e confidencial. Com SID e DKIM.
Hospedagem Matik Quer hospedar seu Site WWW, ERP ou CRM? A Matik é o seu lugar!
DNS Outsourcing Seguro, Rápido e com Garantia 24x7. DNSSEC, TSIG, DDNS, rDNS. A sua necessidade na mão de profissionais.
ns_wmultel.png
AP da Matik (WCE) O único que realmente amarra MAC ao IP. Acabou cloning, até 4 rádios num AP, até 150 clientes em cada rádio, navegando claro. Esquece que já viu.
WIP Cache Boost O único sistema que cumpre a promessa. Full Cache TPROXY de streaming mídia integrado num servidor de controle de banda e muito mais.