Os nossos serviços, honorários e produtos estão compatíveis com qualquer porte de empresa. O nosso cliente principal possui uma conexão Internet e uma rede local, ou é, ou pretende montar um provedor de acesso Internet. O nosso objetivo principal é encontrar a solução com melhor relação custo/beneficio para o parceiro. Consulte-nos e pede um orçamento sem compromisso.
Anatel fiscaliza as antenas
Antenas de radiotransmissão são conforme ANATEL classificados na Categoria II. Equipamentos da Categoria II são passíveis a serem certificados e homologados. Este termo deveria ser analisado bem por um competente jurídico especialmente sabendo de que praticamente todos os equipamentos da Categoria II que de fato devem ser certificados e homologados possuem uma resolução ou regulamento especifico sobre esta obrigação. Aparentemente para as antenas destinadas para o uso em 2.4Ghz não existe uma obrigação explicita.
Fato é de que na maioria dos casos os fiscais da ANATEL interrompem o serviço do provedor de acesso Internet via rádio sempre quando encontra antenas sem o selo da homologação.

Quando consultamos o site da Anatel encontramos inúmeros documentos, resoluções e regulamentos referente a obrigação específica da homologação de antenas para uma aplicação ou freqüência específica. Não encontramos nada sobre antenas de 2.4Ghz o que leva a suspeita de que não existe nenhum documento específico. Enviamos ainda um ofício para a Anatel perguntando deste assunto. A resposta publicamos aqui assim que recebemos ela.

O assunto ainda se torna um pouco absurdo porque atualmente existe apenas uma antena omnidirecional homologada e o pior de que ela funciona na polarização horizontal. Poucos usam essa polarização.

Existem algumas antenas setoriais e algumas direcionais com selo da homologação mas tipo antena principal, não existe praticamente uma antena homologada. Só de comentário, essa uma foi homologada agora recentemente no dia 18 de março de 2005. As fiscalizações porém estão em andamento faz tempo. Sistemas de rádio 2.4Ghz estão em uso desde 1998.

Esta discrepância assusta porque sabemos de que a Anatel tem normas bastante aceitáveis e não inventa absurdos técnicos para complicar a vida das operadoras. Portanto acreditamos de que a fiscalização referente as antenas está sendo executada de uma forma rígida demais e de que a Anatel deveria tomar alguma providência.

De certa forma não está certo de permitir o uso de uma rádiofreqüência, regulamentar a licença, cobrar a licença, regulamentar a estação e cobra-la também, regulamentar assuntos administrativos, descrever equipamentos e potências e depois de 7-9 anos começar a fiscalizar o selo de antenas e interromper o serviço caso não existe o selo, SABENDO de que não existem antenas homologadas.

Também referente este assunto pedimos a posição da Anatel e vamos aguardar a resposta. Claro que será publicada assim que chegar.


- Gerar Código de Link - 8113 Acessos - Imprimir

  Comentários (1)
 1 Enviado por admin, em 29/08/2007 04:16
Participe e assine o Baixo Assinado SCM. Acesse a página depois etr logado. Caso não tem login crie ele, é fácil e rápido

Comentar
Seja objetivo, não ofenda e não envie propaganda por favor.
Nome:
E-mail
Comentário:

Código:* Code

 
< Anterior   Próximo >

O que um Accesspoint deve ter?
apAp não é AP, a maioria de vocês já sabe disso. As dúvidas surgem antes da compra mas como saber? Ouvir o vendedor? Pode ser uma fria, o cara quee vender e fala que quer. Estudar a ficha técnica é o melhor método mas para poder decidir precisamos saber o que precisa ter. Segue um resumo dos requisitos a um AP, dados que não só podem facilitar a sua decisão, mas especialmente a sua sua tranquilidade depois.

Artigo inteiro
 


Matik nas Redes Sociais

Infomatik no Facebook Infomatik no Twitter Infomatik no Google+ HPower no Linkedin opiniões Infomatik no Blogger Visite-nos no Orkut Infomatik no Facebook




Buscar no Site


Seja responsável, preserve o Meio Ambiente.
Preserve o Meio Ambiente, evite o uso de papel!

Comentários recentes

Como fazer um cabo de rede Cro...
otima dica
de emannuel - Ler todo ...

Como configurar SPF?
Parabéns, excelente artigo.
de Ivan - Ler todo ...

Polémica Licença SCM para prov...
Concordo plenamente acho que a anatel deveriam dar chance ao...
de Gilson - Ler todo ...

kB, KB, Mb, Bits e Bytes que c...
Gosto bastant do google.
de Miguel victorino Nhaguiombe - Ler todo ...

A grande dúvida: IDE ou SCSI ?
Hello!Probably your new os has different id scsi segtints fo...
de Ichwan - Ler todo ...

Estatisticas

Acessos: 8249616
2 visitantes online


Integração VoIP Inteligente


Site Tags

255.255.255.252   acesso   alguns   antena   antenas   bom   chave   configuração   dados   das   dkim   dns   domínio   ele   email   endereço   essa   este   estão   existe   fica   freebsd   fácil   hora   isso   mail   mensagem   mensagens   muitos   nos   outro   outros   podem   podemos   porque   porém   programa   quer   rede   rádio   sabe   saber   seja   sendo   servidores   serviço   spam   spf   todas   windows   wireless  

Webmail Login

Nome de Usuário

Senha
Hospedagem Email
Seu Domínio .COM.BR é aqui. Sem rolo, sem propaganda, sem SPAM, sem Vírus, rápido, seguro e confidencial. Com SID e DKIM.
Hospedagem Matik Quer hospedar seu Site WWW, ERP ou CRM? A Matik é o seu lugar!
DNS Outsourcing Seguro, Rápido e com Garantia 24x7. DNSSEC, TSIG, DDNS, rDNS. A sua necessidade na mão de profissionais.
ns_eiffel.png
AP da Matik (WCE) O único que realmente amarra MAC ao IP. Acabou cloning, até 4 rádios num AP, até 150 clientes em cada rádio, navegando claro. Esquece que já viu.
WIP Cache Boost O único sistema que cumpre a promessa. Full Cache TPROXY de streaming mídia integrado num servidor de controle de banda e muito mais.