Os nossos serviços, honorários e produtos estão compatíveis com qualquer porte de empresa. O nosso cliente principal possui uma conexão Internet e uma rede local, ou é, ou pretende montar um provedor de acesso Internet. O nosso objetivo principal é encontrar a solução com melhor relação custo/beneficio para o parceiro. Consulte-nos e pede um orçamento sem compromisso.
Posicionamento das antenas 2.4Ghz
Igualmente a televisão, celular e quaisquer outros equipamentos de radiotransmissão, os que operam em 2.4Ghz são extremamente sensiveis a posicionamento e alinhamento das antenas. Vou tentar de ajudar com algumas dicas aqui. A antena é o dispositivo mais importante em radiotransmissões. Não adianta o melhor transmissor se a antena está de pessima qualidade ou mal posicionada. Mais vale um transmissor de baixa qualidade e uma ótima antena.

Sempre devemos lembrar de que os equipamentos que usamos para a nossa famosa internet via rádio são emissores muito fracos. Assim devemos tratar eles com o necessário cuidado na instalação para obter o melhor resultado possível.

Devemos selecionar com muita cautela o posicionamento da antena. Posicionamento não é o alinhamento. Muitas vezes a antena está sendo colocada encima do telhado. Isto pode ser bem mas normalmente assim a antena está exposta a qualquer tipo de interferência. Se temos a possibilidade de "esconder" a antena no ponto morto da esquina do "L" da casa, embaixo da beirada ou algo assim ela fica bem posicionada sem muitas influências externas.

O próprio alinhamento está sendo muito descuidado. Assim que pegamos um sinal abandonamos o chato vira-meixe e depois corremos atrás do prejuizo. Quando não possuimos equipamentos de medição como um oscilografo por exemplo temos que usar métodos manuais muito bem pensadas. podemos por exemplo construir facilmente um clip para colocar na ponta da antena e usa-lo como mira e alinhar a antena realmente da melhor maneira possível com a antena omni e não somente mais-ou-menos.

Uma antena com falha no alinhamento pode causar problemas na rede toda

Paa entender melhor devemos estudar e entender os seguintes diagramas das antenas e a sua propagação de ondas. Enquanto não entendemos a forma "visual"da emissão da onda não temos condições de apontar a antena corretamente.

Diagrama da propagação da antena Omni de 15DB


Como existem basrtante diferenças entre os daigramas das antenas omnidirecionais das de 8 e de 15DB também devemos bem estudar os diagramas para poder usar as antenas adequadamente conforme o desenho delas.

Diagrama da propagação da antena Omni de 8DB


E sem conhecer o diagrama das antenas remotas ficaria muito dificil de entender como o campo de uma se entenderia com o campo da outra. Muitas vezes é muito útil desenhar em papél, de forma simples os dois campos para ver o que aconteceria se aponto a antena um pouco mais para cima ou para baixo.

Diagrama da antena de Grade de 24DB polarização vertical e horizontal



- Gerar Código de Link - 27050 Acessos - Imprimir

  Comentários (3)
 1 Enviado por admin, em 29/08/2007 04:17
Participe e assine o Baixo Assinado SCM. Acesse a página depois etr logado. Caso não tem login crie ele, é fácil e rápido
 2 Enviado por Azul, em 19/11/2009 12:21
Não entendi sobre o fato da Omini,, tem graus que não pegam bom sinal,, ?????????
 3 Enviado por admin, em 20/11/2009 04:37
obrigado pelo seu comentário. O artigo parece estar escrito rapidão e vou pedir revisão para mehor entendimento. 
 
De qq forma não são "os graus que pegam", mas uma antena com maior angulo de apertura (mais graus) "pega" melhor na antena do cliente. Isso é um velho truque de alguns fabricantes e o comprador avalia a antena como "boa" porque a instalação do cliente parece ser fácil. PORÉM ... tanto como pega o sinal da Omni (não é omini) fácil TAMBÉM a Omni pega fácil qualquer sinal que está dentro do campo dela, na prática significa que uma Omni com mais apertura pega mais interferência e isso pode ser ruim, especialmente quando existem diversas antenas concorrentes na cidade.

Comentar
Seja objetivo, não ofenda e não envie propaganda por favor.
Nome:
E-mail
Comentário:

Código:* Code

 
< Anterior   Próximo >

MESH
WIPO que é MESH? Acredito que originalmente usado para definir tecido, semelhante a palavra rede (NET), e já estamos vendo, a criança precisa um nome. Podemos dizer, dentro dessa área, que uma rede mesh, ou mesh network (porque não dizemos rede rede ou mesh mesh?), define uma infra-estrutura onde todos os componentes estão diretamente conectados.

Nume rede wireless comum temos um ou vários AP (accesspoints), conectados em série, através de enlaces, até chegar no provedor onde ocorre a interligação com a Internet. Todos estes APs funcionam em modo hostap para aceitar as conexões dos clientes e a conexão entre os APs costuma funcionar no modo PP ou Adhoc. Neste scenário temos envolvido o endereçamento IP com rotas para a interligação lógica. Todos os APs, as redes hostap e adhoc, possuim um SSID e canal diferente.

Uma rede MESH funciona diferente. Eliminamos os enlaces. Os APs funcionam no modo MESH, podendo ocorrer a interconexão diretamente entre eles e com os clientes. Podemos interligar tantos APs necessários com apenas UMA interligação com a Internet.

MESH com sistema WIP WCE

Neste exemplo usamos duas conexões com o WCO (Veja Estrutura Wireless) para garantir redundância no caso que um componente falha. Leia o artigo inteiro para saber mais ...

Artigo inteiro
 


Matik nas Redes Sociais

Infomatik no Facebook Infomatik no Twitter Infomatik no Google+ HPower no Linkedin opiniões Infomatik no Blogger Visite-nos no Orkut Infomatik no Facebook




Buscar no Site


Seja responsável, preserve o Meio Ambiente.
Preserve o Meio Ambiente, evite o uso de papel!

Comentários recentes

Como fazer um cabo de rede Cro...
otima dica
de emannuel - Ler todo ...

Como configurar SPF?
Parabéns, excelente artigo.
de Ivan - Ler todo ...

Polémica Licença SCM para prov...
Concordo plenamente acho que a anatel deveriam dar chance ao...
de Gilson - Ler todo ...

kB, KB, Mb, Bits e Bytes que c...
Gosto bastant do google.
de Miguel victorino Nhaguiombe - Ler todo ...

A grande dúvida: IDE ou SCSI ?
Hello!Probably your new os has different id scsi segtints fo...
de Ichwan - Ler todo ...

Estatisticas

Acessos: 8461803


Integração VoIP Inteligente


Site Tags

255.255.255.252   acesso   alguns   antena   antenas   bom   chave   configuração   dados   das   dkim   dns   domínio   ele   email   endereço   essa   este   estão   existe   fica   freebsd   fácil   hora   isso   mail   mensagem   mensagens   muitos   nos   outro   outros   podem   podemos   porque   porém   programa   quer   rede   rádio   sabe   saber   seja   sendo   servidores   serviço   spam   spf   todas   windows   wireless  

Webmail Login

Nome de Usuário

Senha
Hospedagem Email
Seu Domínio .COM.BR é aqui. Sem rolo, sem propaganda, sem SPAM, sem Vírus, rápido, seguro e confidencial. Com SID e DKIM.
Hospedagem Matik Quer hospedar seu Site WWW, ERP ou CRM? A Matik é o seu lugar!
DNS Outsourcing Seguro, Rápido e com Garantia 24x7. DNSSEC, TSIG, DDNS, rDNS. A sua necessidade na mão de profissionais.
ns_negpc.png
AP da Matik (WCE) O único que realmente amarra MAC ao IP. Acabou cloning, até 4 rádios num AP, até 150 clientes em cada rádio, navegando claro. Esquece que já viu.
WIP Cache Boost O único sistema que cumpre a promessa. Full Cache TPROXY de streaming mídia integrado num servidor de controle de banda e muito mais.