Os nossos serviços, honorários e produtos estão compatíveis com qualquer porte de empresa. O nosso cliente principal possui uma conexão Internet e uma rede local, ou é, ou pretende montar um provedor de acesso Internet. O nosso objetivo principal é encontrar a solução com melhor relação custo/beneficio para o parceiro. Consulte-nos e pede um orçamento sem compromisso.
Intercomunicação e Redes de Computadores
Cada dia mais dependemos da Intercomunicação, especialmente entre computadores individuais e autônomos e sistemas de serviços públicos, de bancos, de governos e de empresas.

Entendemos como computador autônomo uma máquina que não controla outra e também não está sendo controlada por outra. É o caso da maioria dos computadores domésticos e empresariais.

Entendemos como Rede um segmento físico que interliga computadores ou sistemas a nível físico, normalmente conhecido como cabo de rede, linha telefônica ou conexão sem fio (rádio).

Entendemos como rede local (LAN) um segmento que interliga computadores e sistemas a nível local, abrangendo um local limitado como uma sala ou um prédio. Esta LAN interliga computadores mas ainda é autônoma sem conectividade com computadores e sistemas remotos.

Entendemos como rede a [longa] distância (WAN) duas ou mais LANs que estão interligadas com meios físicos apropriados para que possam comunicar entre si.

O meio físico entre os periféricos de uma LAN é um cabo de rede TP (par transado) de uso comum que permite uma velocidade de 10, 100 ou 1000 Megabit por segundos. A velocidade atingida depende da Interface de rede instalada no periférico. Estas Interfaces são 100% compatíveis, sendo que a velocidade entre dois periféricos é automaticamente ajustada; entre os dois; a velocidade máxima da Interface inferior. Interligando uma porta 1000 a uma de 10 resulta em velocidade de 10 megabit por segundo.

Obs.: Existem somente 2 tipos de defeitos neste nível, ou o cabo está com defeito, ou a porta da Interface está com defeito. Ambos os defeitos são extremamente fáceis de detectar, até para o leigo. Aparece no famoso Windows uma mensagem avisando: Cabo de rede desconectado. Caso esta mensagem não aparece a conexão com o outro periférico está estabelecido a nível físico, permitindo a intercomunicação.

Para que possa agora acontecer a desejada comunicação entre os dois periféricos fisicamente conectados, os dois precisam estar configurados para um protocolo de comunicação comum, ou seja, que falem a mesma língua. O mais comum hoje é o protocolo TCP/IP, um protocolo internacional adotado para a construção da Internet que é nada mais que uma enorme WAN.

O interessante agora é de que a camada do protocolo da comunicação é independente do meio físico e permite de que dois ou mais computadores autônomos, um conectado com cabo de rede, o outro com a linha telefônica e talvez um terceiro conectado através de rádiocomunicação podem intercomunicar perfeitamente.

Para esta finalidade de intercomunicação de redes com camada física de padrão diferente está sendo usado um equipamento especifico, denominado MODEM. O nome deriva de duas palavras: MOdulador e DEModulador. O equipamento recebe em um lado e transforma no padrão esperado no outro. As aplicações mais comuns hoje são o acesso de Internet via modem (linha telefônica), neste caso é indiferente se o acesso acontece à moda antiga de velocidade baixa ou de acesso rápido tipo ADSL (Speedy), a tecnologia de “modem” é a mesma, apenas aplica tecnologia de comunicação diferente que permite velocidades maiores.

Certamente estamos envolvidos muito mais com a tecnologia de modem do que pensamos. Já quando falamos no telefone as ondas de som são modulados para sinais digitais e em seguida modulados para ondas de radiotransmissão e são demodulados as ondas de rádiotransmissão para sinais digitais e em seguida para ondas de som para poder ouvir a voz de quem fala no altofalante.

Exatamente o mesmo ocorre na intercomunicação em geral e em especial na rede mundial, na Internet. Para melhor entendimento, o modem é o interprete, o tradutor entre dois ou mais sujeitos que não falam a mesma língua.

Entendemos agora de que uma LAN, composta de computadores autônomos, pode ser interligada com outra, formando uma WAN.

Entendemos de que a LAN deve ter um padrão de conectividade física e de protocolo de comunicação. A menor LAN é de dois componentes, comum hoje no acesso ADSL com um computador e um modem ADSL na casa do assinante.

A Interconectividade local, na LAN, depende da pessoa local. Problemas são de fácil solução e resume-se está e conectar o cabo e manter o protocolo de comunicação configurado.

A Interconectividade remota, na WAN, depende de uma operadora. A Tele-Operadora é quem fornece este serviço. O mais comum de nosso conhecimento é a Telefonica para o acesso via modem ou ADSL (Speedy) ou o Provedor de Internet para o acesso via rádio. Nestes casos o usuário precisa assinar um serviço de Interconectividade, ADSL ou Rádiotransmissão. Problemas podem ser complexas e apresentam-se ao usuário simplesmente pela ausência de conectividade sem que ele possa fazer alguma coisa ao não ser esperando a Operadora resolver o problema.

A Operadora pode ter Interconectividade com ou através de outras Operadoras, possibilitando assim de que a informação atravessa a rede WAN entre usuários de diversos tipos. Este sistema de Intercomunicação, composto de tecnologias diferentes é conhecido hoje como a Internet.




- Gerar Código de Link - 4712 Acessos - Imprimir

  Comentar

Comentar
Seja objetivo, não ofenda e não envie propaganda por favor.
Nome:
E-mail
Comentário:

Código:* Code

 
< Anterior   Próximo >

Enlace de Rádio a Distância
linkMontar um link ou enlace de rádio para grandes distâncias não é nada fácil, mas também nenhum bicho de sete cabeças. Muitos montam as antenas e experimentam. Outros fazem testes de visado com binóculos. O método com binóculo é válido enquanto consegue ver o ponto distante, a partir de 3-4km, inclusive com bons aparelhos, fica complicado. Para não gastar muito tempo e dinheiro por nada precisa de um método mais seguro. Aqui vem a dica para não entrar no desespero.

Artigo inteiro
 


Matik nas Redes Sociais

Infomatik no Facebook Infomatik no Twitter Infomatik no Google+ HPower no Linkedin opiniões Infomatik no Blogger Visite-nos no Orkut Infomatik no Facebook




Buscar no Site


Seja responsável, preserve o Meio Ambiente.
Preserve o Meio Ambiente, evite o uso de papel!

Comentários recentes

Como fazer um cabo de rede Cro...
otima dica
de emannuel - Ler todo ...

Como configurar SPF?
Parabéns, excelente artigo.
de Ivan - Ler todo ...

Polémica Licença SCM para prov...
Concordo plenamente acho que a anatel deveriam dar chance ao...
de Gilson - Ler todo ...

kB, KB, Mb, Bits e Bytes que c...
Gosto bastant do google.
de Miguel victorino Nhaguiombe - Ler todo ...

A grande dúvida: IDE ou SCSI ?
Hello!Probably your new os has different id scsi segtints fo...
de Ichwan - Ler todo ...

Estatisticas

Acessos: 8370124
1 visitante online


Integração VoIP Inteligente


Site Tags

255.255.255.252   acesso   alguns   antena   antenas   bom   chave   configuração   dados   das   dkim   dns   domínio   ele   email   endereço   essa   este   estão   existe   fica   freebsd   fácil   hora   isso   mail   mensagem   mensagens   muitos   nos   outro   outros   podem   podemos   porque   porém   programa   quer   rede   rádio   sabe   saber   seja   sendo   servidores   serviço   spam   spf   todas   windows   wireless  

Webmail Login

Nome de Usuário

Senha
Hospedagem Email
Seu Domínio .COM.BR é aqui. Sem rolo, sem propaganda, sem SPAM, sem Vírus, rápido, seguro e confidencial. Com SID e DKIM.
Hospedagem Matik Quer hospedar seu Site WWW, ERP ou CRM? A Matik é o seu lugar!
DNS Outsourcing Seguro, Rápido e com Garantia 24x7. DNSSEC, TSIG, DDNS, rDNS. A sua necessidade na mão de profissionais.
ns_castelo.png
AP da Matik (WCE) O único que realmente amarra MAC ao IP. Acabou cloning, até 4 rádios num AP, até 150 clientes em cada rádio, navegando claro. Esquece que já viu.
WIP Cache Boost O único sistema que cumpre a promessa. Full Cache TPROXY de streaming mídia integrado num servidor de controle de banda e muito mais.