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Opinião sobre Métodos Antispam
Cokombate AntiSpam é um assunto atual. Não recente, é um tema antigo. Não tem Internauta que não recebe Spam. Existem ferramentas antispam para o usuário final, para rodar no computador dele, mas isso são aplicativos pouco eficazes porque não influenciam emails em transito, simplesmente limpam as ciaxas postais particulares.

Quem deve estar participando de forma ativa (e ferroz) são os provedores de acesso e de serviços, ou seja, todos que mantém um servidor email (MTA) funcionando.

Spammers (os que enviam email ilícito) não são mais sujeitos com PC coletando emails na net para posterior uso em campanhas ou para venda em forma de listas, não, importantes empresas com trafego email razoável nas suas redes descobriram uma renda adicional. Mediante coleta de endereços de email; que possívelmente é ilegal e quebra o sigilo de correspondência de quem enviou e de quem recebe a mensagem onde foi estraido o endereço; compilam listas de endereços enormes.

Paralelo aos seus negócios oficiais de hospedagem oferecem serviço de email-marketing, que é o envio de mensagens comerciais para todos os endereços da lista que compilam. Para esconder essa atitude duvidosa criam domínios quaisquer que figuram como remetente na mensagem a ser enviada.

spam Fácilmente a origem verdadeira é revelada, basta analisar os cabeçalhos de uma mensagem e adicional consultor o whois do domínio estranho.

Obviamente muito triste estas empresas envolve-se nesse tipo de negócio, não só por ser gerador de Spam mas especialmente praticar atitudes fraudulentas.

Outras atitudes são falsificar o endereço do remetente do email, o domínio ou usar servidores com incorreta configuração na china.

Pouco podemos fazer direto com estes sujeitos e medidas preventivas não são muito conhecidos, e, os lesados (usuários finais), provavelmente não vão denunciar os atos e assim fica como está.

spamEssa está errada também. Os provedores, até os menores devem tomar atitudes e aplicar medidas severas. Eles ficam muitas vezes na passiva, justificando-se assim: mas eu não posso barrar email, vou perder usuários ... será mesmo? Não seria o contrário? Não seria um ótimo argumento de vendas dizer que tem um serviço de email seguro? Eu acho que sim. Dispensem os figuras que reclamam porque eles eventualmente quer apenas abusar e usar seu serviço inseguro para espalhar Spam. Perder esse não doi.

Vamos analisar os métodos AntiSpam que podemos aplicar sem custo algum. Temos a famosa ferramente Spam-Assassin (matador de SPAM) que é muito eficaz quando corretamente configurado. Temos adicional ferramentas como SPF, SenderID, DKIM e Domainkeys quais podem ajudar bastante. Qual a ferramenta certa para você? Você precisa de todas, apenas a forma de uso precisa ser avaliada.

Certamente não é muito importante qual o software MTA, todos funcionam, sejam eles Qmail, Procmail ou Sendmail. Essa decisão deve ser respondido pela sua capacidade de saber configura-lo ou ter um bom suporte próximo.

Importante que seu MTA permite a integração de Spamassassin por ser na minha opinião a melhor solução porque funciona, é opensource (gratuito) e pode ser configurado exatamente para a sua necessidade. Mais ainda, é um software inteligente e o banco de dados Bayes dele aprende rápido a diferença entre HAM e SPAM.

Domainkeys é uma ferramenta um pouco obsoleta e eventualmente a evolução dele, o DKIM mais útil. Mesmo assim, sendo modernos, ótimos e rápidos com pouco overhead no seu servidor, poucos usam. Espero que isso muda rápido. DKIM pode ser configurado através do DNS a favor de outros servidores e precisa dkim-milter para você usar um filtro no seu servidor. Caso não quer usar o milter, spamassassin pode detectar DKIM e fazer uso dele.

SPF é outra ferramenta, um pouco delicado de configurar, mas muito bom e ocupa poucos recursos. Divulga-se através do DNS e para proteger o seu serviço de email precisa de um milter ou configurar Spamassassin para usar o métodos SPF. Também 100% gratuito e pode estar funcionando dentro de 15 minutos.

SenderID, muitas vezes confundido com SPF, ele usa a mesma configuração DNS, mas faz verificações intensivas da origem da mensagem e seu remetente. Para usar um filtro no seu MTA precisa um Milter ou também aqui, Spamassassin pode usar ele perfeitamente. Gratuito também e fácil de instalar.

spamO mais certo é instalar todos estes mecanismos para estar preparado para o que vier bater no seu servidor. Um provedor pequeno pod eventualmente desistir dos milters e deixar tudo no Spamassassin, mas não esqueça, este é um framework relativamente pesado e pode precisar de máquina para dar conta. Os milters ocupam menos e devem interagir antes do Spamassassin, dessa forma consegue uma boa distribuição de carga.

Atualmente, nesta data de Out/2009 existem poucos provedores usando DKIM ou Domainkeys e os que usam tem políticas moles, significa, ainda um sistema um pouco fraco, ajuda mas não resolve. Sugiro porém a instalação e usa-lo mesmo assim para divulgar e incentivar outros. Não tem custo e não sobrecarga a sua máquina.

SPF é uma ferramenta legal por ser fácil, bom e barato. Não tem muitos usando mas definitivamente mais que usam DKIM. Altamente sugiro a configuração e o uso.

SenderID é eventualmente a mais interessante porque analisa os endereços de remetente e filtra muitas mensagens. Com SenderID pega muitas tentativas descritas no início desse artigo, você ficará muito satisfeito com o resultado. Precisa um milter (sid-milter) para proteger seu servidor ou deixar para o Spamassassin.

Independente das políticas divulgadas pelos donos dos domínios, eles podem sugerir a exclusão ou apenas marcar mensagens suspeitas, pode, agir de forma diferente, o que inclusive é a minha sugestão. Exemplo:

Política divulgada
O domínio xxx.com.br anuncia que assina todas as mensagens, mas sugere que o sistema destinatário marca as mensagens não vindo do seu servidor autentico e entrega na caixa postal do usuário final.

Política aplicada
Chega uma mensagem do Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo , sem assinatura ou com origem diferente do anunciado, que ainda sugere somente marcação. Você ignora e descarta a mensagem antes de ser processado mais.

verAs políticas podem divergir tranquilamente. Eventualmente o provedor de origem não concorda mas também não é seu problema se ele não configura de forma mais restrita e impede transito de emails com origem duvidosa.

Veja assim, todos sabem que tem que trancar o carro quando deixa ele na rua, caso não fizer tem ai dois na volta né ..., pois é, o mesmo ocorre com as mensagens, não tranca o servidor e tem Spam dobrado na sua caixa postal.

Outro problema comum de entendimento é o seguinte, o provedor responde: Mas não temos muito Spam aqui não ..., então, pode até ser mas como não aplica política nenhuma, também não sabe quantos "usam" seu domínio em mensagens falsificados. Não é sempre o que você vê, muitas vezes é exatamente o que não vê ...

Bom, caso resta uma duvida, entre em contato. Caso seu email não chega rsrs (já sabe porque) use o formulário Contato aqui no site.

Não esqueça de ler os Artigos Técnicos como configurar SenderID, DKIM e SPF e use e abuse!




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