Os nossos serviços, honorários e produtos estão compatíveis com qualquer porte de empresa. O nosso cliente principal possui uma conexão Internet e uma rede local, ou é, ou pretende montar um provedor de acesso Internet. O nosso objetivo principal é encontrar a solução com melhor relação custo/beneficio para o parceiro. Consulte-nos e pede um orçamento sem compromisso.
Planejar a Infraestrutura
WIP Quando estamos com um projeto de montar um Provedor via Rádio, surge sempre, a primeira dúvida com a pergunta: Aonde instalar a central, o ponto de acesso de rádio? Surge sempre, quase de forma automática, do nada, a resposta: No centro da cidade. ... e já estamos na rua olhando para cima na busca dos prédios mais altos, pensando em quem conhecemos que nos facilita o acesso ao topo para montar a antena.

Será que o ponto é o mais correto? Quais os critérios e parametros? Como fazer a escolha certa?

wipSeguindo a intuição está errado, quase sempre. A correta escolha conseguimos fazer somente após analise de certos fatos, quais vou explicar neste artigo. Importante é a seguinte sugestão, pense no êxito do seu negócio ao longo prazo e não no rápido retorno com o menor investimento. Imagine, montar a central num lugar e depois de seis meses descobrir que o ponto está errado, como você é um bom comercial já tem 150 clientes e vai virar a antena de todos eles numa madrugada? Pois então vamos lá e ver como se faz.

O primeiro parametro a ser considerado é que a frequencia que usamos, que a Anatel chama de carater secundário, não deve causar interferência para ninguém e não está protegida por lei nenhuma. Isso é o custo de ser livre de custo de licenciamento. Outro fator, ainda pior, as frequencias permitidas tem um limite de potência definido e por própia natureza tecnológica já são mais fracos, significa que estão vulneráveis a sofrer interferências.

wipExistem zilhões de aparelhos quais usam as mesmas frequencias que um provedor via rádio usa, exatamente pelos mesmos motivos, serem frequencias livres. Estes equipamentos são: telefones sem fio, aparelhos de som, micro-ondas, computadores, filmadoras e câmeras e outros. Ao mesmo tempo existe pouca resistência contra campos eletromagnéticos próximos, originados por aparelhos quaisquer com verto consumo elétrico, estes são por exemplo: casa de máquina de elevador, rádio-transmissores potentes, transformadores etc.

Sabendo desses detalhes, olhando novamente para o centro da cidade, vamos ver de repente coisas horripilantes, centenas de antenas de grande porte, comércios com milhares de telefones sem fio, transformadores potentes, ou seja, um nível "natural" alto de interferência. Ainda pode contratar uma engenharia elétrica para medir os redores, mas poupe este dinheiro, a resposta a primeira dúvida é: Fique longe do centro da cidade, não monte seu provedor como no diagrama que segue:

Modelo Ponto no Centro


Existem ainda outros fatores quais apoiam essa decisão. Sinais cruzados, efeito hidden station, ecos, sombras e reflexões entre outros. Não se esqueça também da principal característica do serviço ADSL. Para o ADSL funcionar bem, a fiação (cabos telefônicos) deve ter no máximo 1000-1500 metros. Significa que, perto da central telefônica, normalmente no centro, o ADSL funciona bem e sendo assim, você entra de cara em competição com o serviço do seu maior concorrente, ainda no lugar onde ele tem a maior vantagem.

Com certeza a escolha de equipamentos, transmissores e antenas adequada é muito importante mas foge do escopo desse artigo. Você encontra dicas ao respeito em outros artigos neste site.

Outro ponto, prédios tem regulamentos e muitas vezes não pode entrar ou subir no teto fora do horário comercial. A manutenção da sua rede ocorre subsequentemente no horário quando seus clientes querem acesso, ou, numa emergência, ficam a noite sem acesso porque só pode subir no dia seguinte.

StopDe primeira regra, ao menos que goste do desafio total, fique longe do centro. Essa decisão garante uma certa tranquilidade, causa menos problemas técnicos que é proporcional a menos trabalho de suporte e isso já é um fator muito positivo.

Aqui, nenhum ponto da cidade, ao menos que é muito pequena, serve para atender todos os interessados. Tarde ou cedo precisa montar um segundo ponto, uma segunda central. O seu critério de escolher o ponto certo não é onde consegue atender mais, mas sim, onde consegue atender melhor, com melhor qualidade.

Existe uma característica pouco conhecida. O sinal se fortalece em certa proporção quanto mais antenas apontam para a mesma direção. Ou seja, não estando em posição oposta ou cruzando. De essa teoria resulta a tese de montar um ponto nas margens ou fora da cidade, atendendo uma região em formato de pedaço de pizza invertida. Fácil de entender observando o mapa a seguir.

Modelo Ponto fora da cidade


A distância não é problema, o sinal em 2.4Ghz atinge facilmente até 10-15km e o de 5.8Ghz de 3-6km com antenas comuns no cliente. A concentração de muitas antenas apontando na mesma direção para um ponto remoto ainda favorece o funcionamento da sua rede.

Estratégicamente mata várias moscas com um golpe só. Você consegue fornecer uma boa qualidade de serviço, concentra-se a uma área bem localizada, consegue dar um melhor atendimento para os interessados, quais ficam sem problemas técnicos, que obviamente também é positivo para seus técnicos de rua, e!, o mais importante, estes clientes satisfeitos geram uma ótima referência do seu serviço.

Uma vez saturado o mercado nessa área, ou, existindo suficiente demanda, ou, tendo dinheiro suficiente, você monta o segundo ponto para atender outro pedaço igual da cidade.

Modelo vários Pontos fora da cidade


Cada hora que gasta amais no planejamento pode salvar seu investimento, garantir um funcionamento com um dia-dia tranquilo e gerar um ótimo retorno. Estamos assistindo provedores wireless faz mais de dez anos e durante todo este tempo assistimo-nos o mesmo filme. Poucos sobrevivem e quando sobrevivem chegam a um ponto de parada, sem crescimento, porque os problemas diários tomam tempo demais. ok Da repercussão de um serviço problemático todos nos também sabemos. De outro lado, os que seguem as nossas sugestões crescem quase em parar. Muitos dos nossos clientes ultrapassam a quantidade de mil ou dois mil usuários quando começam a fazer a coisa certa. A decisão é sua e esperamos que tenha muita sorte com ela.

E lembre, conte com a nossa experiência e consulte. Pense bem, demore um dia amais e dure muito mais.




- Gerar Código de Link - 3831 Acessos - Imprimir

  Comentários (3)
 1 Enviado por Azul, em 19/11/2009 10:45
Isso mesmo,,, atender por setores, 
Paineis de 90° para atender grandes áreas, vertical ou horizontal, tambem ajuda a fugir de interferencia, caso aumente o numero de clientes, pode optar por paineis de 30°, no caso mais células... 
 
Tenho dúvidas ainda a localizar interferencias o ocasionadas pra usar vertical ou horizontal, 
 
Valeu Galera da InfoMatik
 2 Enviado por Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo , em 27/03/2013 21:03
Conhee7o o Paulo he1 mais de dez anos, tendo sido meu colega no ensnio be1sico e secunde1rio. Na altura do ingresso ao Ensino Superior distancie1mo-nos (Coimbra / Lisboa) mas sempre me chegaram notedcias da sua influente intervene7e3o acade9mica em Coimbra. Pena e9, que em meu ver, a dine2mica dos partidos, e sobretudo do partido de que e9 militante, destore7a a realidade universite1ria, em causa.c0 parte disto, sempre lhe reconheci uma inquestione1vel capacidade intelectual, que agora este1 a ser reconhecida com a sua escolha para cabee7a de lista do Partido Comunista nas eleie7f5es aute1rquicas em Marve3o, e tambe9m para a selece7e3o como candidato e0s eleie7f5es da AAC.Pelo que pude apurar a sua lista "A" ficou em faltimo lugar nas eleie7f5es que se realizaram ontem para a DG/AAC com 4,6% dos votos, resultado que, decisivamente, ne3o se coaduna com a sua qualidade e capacidade de intervene7e3o.Daqui de Marve3o ve3o votos sinceros, de um amigo, para que continue o trabalho realizado junto das faculdades de Coimbra, que, com certeza, um dia mais tarde ire1 ser recompensado.Um abrae7o,Tiago Pereira
 3 Enviado por Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo , em 30/03/2013 06:00
I hate my life but at least this makes it beraable.

Comentar
Seja objetivo, não ofenda e não envie propaganda por favor.
Nome:
E-mail
Comentário:

Código:* Code

 
< Anterior   Próximo >

O que um Accesspoint deve ter?
apAp não é AP, a maioria de vocês já sabe disso. As dúvidas surgem antes da compra mas como saber? Ouvir o vendedor? Pode ser uma fria, o cara quee vender e fala que quer. Estudar a ficha técnica é o melhor método mas para poder decidir precisamos saber o que precisa ter. Segue um resumo dos requisitos a um AP, dados que não só podem facilitar a sua decisão, mas especialmente a sua sua tranquilidade depois.

Artigo inteiro
 


Matik nas Redes Sociais

Infomatik no Facebook Infomatik no Twitter Infomatik no Google+ HPower no Linkedin opiniões Infomatik no Blogger Visite-nos no Orkut Infomatik no Facebook




Buscar no Site


Seja responsável, preserve o Meio Ambiente.
Preserve o Meio Ambiente, evite o uso de papel!

Comentários recentes

Como fazer um cabo de rede Cro...
otima dica
de emannuel - Ler todo ...

Como configurar SPF?
Parabéns, excelente artigo.
de Ivan - Ler todo ...

Polémica Licença SCM para prov...
Concordo plenamente acho que a anatel deveriam dar chance ao...
de Gilson - Ler todo ...

kB, KB, Mb, Bits e Bytes que c...
Gosto bastant do google.
de Miguel victorino Nhaguiombe - Ler todo ...

A grande dúvida: IDE ou SCSI ?
Hello!Probably your new os has different id scsi segtints fo...
de Ichwan - Ler todo ...

Estatisticas

Acessos: 8364167


Integração VoIP Inteligente


Site Tags

255.255.255.252   acesso   alguns   antena   antenas   bom   chave   configuração   dados   das   dkim   dns   domínio   ele   email   endereço   essa   este   estão   existe   fica   freebsd   fácil   hora   isso   mail   mensagem   mensagens   muitos   nos   outro   outros   podem   podemos   porque   porém   programa   quer   rede   rádio   sabe   saber   seja   sendo   servidores   serviço   spam   spf   todas   windows   wireless  

Webmail Login

Nome de Usuário

Senha
Hospedagem Email
Seu Domínio .COM.BR é aqui. Sem rolo, sem propaganda, sem SPAM, sem Vírus, rápido, seguro e confidencial. Com SID e DKIM.
Hospedagem Matik Quer hospedar seu Site WWW, ERP ou CRM? A Matik é o seu lugar!
DNS Outsourcing Seguro, Rápido e com Garantia 24x7. DNSSEC, TSIG, DDNS, rDNS. A sua necessidade na mão de profissionais.
ns_wmultel.png
AP da Matik (WCE) O único que realmente amarra MAC ao IP. Acabou cloning, até 4 rádios num AP, até 150 clientes em cada rádio, navegando claro. Esquece que já viu.
WIP Cache Boost O único sistema que cumpre a promessa. Full Cache TPROXY de streaming mídia integrado num servidor de controle de banda e muito mais.