Os nossos serviços, honorários e produtos estão compatíveis com qualquer porte de empresa. O nosso cliente principal possui uma conexão Internet e uma rede local, ou é, ou pretende montar um provedor de acesso Internet. O nosso objetivo principal é encontrar a solução com melhor relação custo/beneficio para o parceiro. Consulte-nos e pede um orçamento sem compromisso.
kB, KB, Mb, Bits e Bytes que confusão ...

Quando surgiu a informática também surgiu a necessidade de medir e usar unidades. Já foi definida a menor unidade bit (b) no sistema binário, valor que pode ser expressado por 0 (zero) ou 1 (um). Independente do próprio valor de cada bit podemos expressar o tamanho de memória, discos e fitas em bits. Sabemos de que uma letra ou um número ocupa 8 bits ou 1 byte (1 byte = 8 bits) podemos calcular facilmente o tamanho de um texto mas chegamos rápido a número muito grande que exige o uso de prefixos.


Existe o sistema internacional de unidades e já usamos muito tempo unidades tipo kg para 1000 gramas ou km para mil metros e os supostos profissionais simplesmente adaptaram os prefixos k (kilo), M (mega), G (giga) e outros. Só que isso não foi nada cientifico porque um kilobit não são 1000 bits, são 1024 bits, ou seja 210

Pequena observação aqui, é k e não K. A unidade k significa kilo e K significa Kelvin. Semelhante com b ou B, b significa bit e B significa Bytes para ser exato.

De qualquer forma incorreto o uso de prefixos do sistema decimal e ficou praticamente durante 3 decadas acompanhando a informática causando uma bela confusão, especialmente no usuário, quando compra um HD. Está escrito de que ele é de 80 gigabytes e na hora de formatar descobrimos de que ele é bem menor. Isso ocorre poque os fabricantes entendem 1 megabyte como 1.000.000 bytes os fabricantes de software porém como 1.048.576 bytes. Essa pequena diferença num drive de 80 gigabytes soma praticamente 5 giga.

Assim sabemos agora de que os prefixos do sistema decimal são diferentes ao sistema binârio. As entidades entenderam isso também e finalmente os profissionais e os cientistas chegaram a definir um novo sistema de prefixos binârios. O novo sistema unitário de prefixos multiplos binârios foi publicado em 1999 e está em vigor desde então. Ainda está pouco usado talvés por falta de informação e inclusive na maioria das nossas escolas e faculdades está sendo ensinado errado: multiplos binários com prefixos decimais.

Segue aqui uma tabela correta dos prefixos das unidades de binários multiplos e para ser correto mantemos os nomes em inglês de acordo com o simbolo:

Factor Nome Simbolo Origem Derivação
210 kibi Ki kilobinary: (210)1 kilo: (103)1
220 mebi Mi megabinary: (210)2 mega: (103)2
230 gibi Gi gigabinary: (210)3 giga: (103)3
240 tebi Ti terabinary: (210)4 tera: (103)4
250 pebi Pi petabinary: (210)5 peta: (103)5
260 exbi Ei exabinary: (210)6 exa: (103)6



- Gerar Código de Link - 13587 Acessos - Imprimir

  Comentários (1)
 1 Enviado por Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo , em 23/05/2013 08:44
Gosto bastant do google.

Comentar
Seja objetivo, não ofenda e não envie propaganda por favor.
Nome:
E-mail
Comentário:

Código:* Code

 
< Anterior

Enlace de Rádio a Distância
linkMontar um link ou enlace de rádio para grandes distâncias não é nada fácil, mas também nenhum bicho de sete cabeças. Muitos montam as antenas e experimentam. Outros fazem testes de visado com binóculos. O método com binóculo é válido enquanto consegue ver o ponto distante, a partir de 3-4km, inclusive com bons aparelhos, fica complicado. Para não gastar muito tempo e dinheiro por nada precisa de um método mais seguro. Aqui vem a dica para não entrar no desespero.

Artigo inteiro
 


Matik nas Redes Sociais

Infomatik no Facebook Infomatik no Twitter Infomatik no Google+ HPower no Linkedin opiniões Infomatik no Blogger Visite-nos no Orkut Infomatik no Facebook




Buscar no Site


Seja responsável, preserve o Meio Ambiente.
Preserve o Meio Ambiente, evite o uso de papel!

Comentários recentes

Como fazer um cabo de rede Cro...
otima dica
de emannuel - Ler todo ...

Como configurar SPF?
Parabéns, excelente artigo.
de Ivan - Ler todo ...

Polémica Licença SCM para prov...
Concordo plenamente acho que a anatel deveriam dar chance ao...
de Gilson - Ler todo ...

kB, KB, Mb, Bits e Bytes que c...
Gosto bastant do google.
de Miguel victorino Nhaguiombe - Ler todo ...

A grande dúvida: IDE ou SCSI ?
Hello!Probably your new os has different id scsi segtints fo...
de Ichwan - Ler todo ...

Estatisticas

Acessos: 8404321
1 visitante online


Integração VoIP Inteligente


Site Tags

255.255.255.252   acesso   alguns   antena   antenas   bom   chave   configuração   dados   das   dkim   dns   domínio   ele   email   endereço   essa   este   estão   existe   fica   freebsd   fácil   hora   isso   mail   mensagem   mensagens   muitos   nos   outro   outros   podem   podemos   porque   porém   programa   quer   rede   rádio   sabe   saber   seja   sendo   servidores   serviço   spam   spf   todas   windows   wireless  

Webmail Login

Nome de Usuário

Senha
Hospedagem Email
Seu Domínio .COM.BR é aqui. Sem rolo, sem propaganda, sem SPAM, sem Vírus, rápido, seguro e confidencial. Com SID e DKIM.
Hospedagem Matik Quer hospedar seu Site WWW, ERP ou CRM? A Matik é o seu lugar!
DNS Outsourcing Seguro, Rápido e com Garantia 24x7. DNSSEC, TSIG, DDNS, rDNS. A sua necessidade na mão de profissionais.
ns_negpc.png
AP da Matik (WCE) O único que realmente amarra MAC ao IP. Acabou cloning, até 4 rádios num AP, até 150 clientes em cada rádio, navegando claro. Esquece que já viu.
WIP Cache Boost O único sistema que cumpre a promessa. Full Cache TPROXY de streaming mídia integrado num servidor de controle de banda e muito mais.