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Combate Anti-Spam
AntispamO termo SPAM, mesmo não sabendo o exato significativo, está no ouvido de qualquer Internauta. Em curtas palavras, SPAM é um termo coletivo para mensagens eletrônicas ilícitas. Quem envia normalmente tem o objetivo de vender algum produto ou serviço, as vezes produtos sem origem legal, ou também apenas com o intuito de implementar um vírus, spyware, spybot ou semelhante na sua máquina.

Devido ao desinteresse e falta de conhecimento da maioria dos provedores de Internet, mesmo os de maior porte, o envio e recebimento de SPAM é possível e muito fácil. Não só no Brasil mas também em outras partes do mundo.

A Internet é um campo grande cheio de possíveis clientes e por ser eletrônico a operação propaganda torna-se barata, não sendo necessário um impresso em papel e também nenhum pessoal para distribuição ou envelope e selo do correios.

AntispamQuer saber se o seu provedor está em ordem? Envie um email para mail-test arroba matik.com.br e aguarde a resposta analítica que deve chegar dentro de pouco instantes. Nela encontra todas as dicas o que pode estar errado, ou correto, no seu servidor o, provedor o domínio.

No farol podemos dizer não obrigado, mas como podemos impedir que a caixa postal eletrônica enche de coisas não desejadas? Leia o artigo inteiro ...

A principal responsabilidade está na mão do administrados do serviço de email que você usa. Cabe a ele de tomar as medidas corretas para que o servidor dele ...
... não envia email de usuários falsos
... não permite o re-envio de emails de origem externa
... não envia email com conteúdo suspeito
... não envia email com vírus
... tenha corretas configurações de acorda as normas DNS e SMTP
AntispamPelo menos o básico deveria ter em ordem, mas nessa já começa o desastre. Um requisito importantissimo é o DNS. A configuração DNS do domínio em questão deve ter uma entrada A e uma entrada MX para este domínio. Não como muitos pensam um ou outro, não, os dois e isso é imprescendível.

O nome do servidor de email deve ter um registro DNS e rDNS (DNS reverso). Deve ainda estar em coincidência com o hostname que o software de transmissão de EMAIL (MTA = Mail Transfer Agent) usa na saudação, pode ser sendmail, postfix, courier ou qualquer outro.

O servidor na configuração do seu MTA deveria ter pelo menos as seguintes restrições de privacidade (PrivacyOptions) goaway,restrictmailq,restrictqrun, que estes são válidos para o sendmail mas outros possuem parametros semelhantes ou iguais.

AntispamMais ainda, o servidor deveria limitar os limites de conexões simultâneas (Connection Rate), um tempo mínimo entre saudação e aceitar a msg (Greeting pause), e claro impedir o RELAY (Re-Transmissão) de email de origem externa.

O administrador que tem esse básico em ordem já está de parabens porque o servidor de ele ainda aceita muito SPAM mas pelo menos pode ser considerado corretamente configurado e seguro.

O seguinte passo importante seria ativar um filtro SID/SPF que pode verificar se um email recebido veio com corretas configurações de remetente, e caso não, pode rejeitar ou marcar com suspeito. Idem com a assinatura DKIM, mas infelizmente muitos muitos não usam e assim fica meio inefetivo, ao não ser marcar a mensagem como não autenticada e suspeita. Especialmente sobre SID/SPF e DKIM encontra vários documentos neste site, estes podem ajudar a entender melhor o assunto e fornecer uma ideia como configurá-lo.

O seguinte passo seria a integração de um filtro Anti-Vírus. Modernos e potentes Softwares estão disponíveis, free, por exemplo CLAMAV que possui ferramentas para integrar fácil com a maioria dos MTAs. Junto com um filter/milter ele verifica e rejeita mensagens infetadas, garantindo a segurança dos usuários.

AntispamÚltimo passo, mais complexo, mas medida altamente eficaz, é a integração de um software Anti-Spam. Antes de seguir, a pergunta de sempre, se o objetivo é AntiSpam, porque no final? A resposta é simples, Segurança e configuração básica primeira. Outros processos como SPF/SID, DKIM são rápidos e podem ser filtrados com menos recursos de máquina e liberar o AntiSpam de duas ou mais tarefas, caso mensagens estão sendo rejeitados, nem precisam mais ir para o AntVirus e AntiSPAM. É mera lógica. Idem com o Antivírus, não faz sendido e de passar uma mensagem pelo Antispam primeiro e no final pelo Antvírus, quando tem vírus, já rejeita e pronto.

O software AntiSpam mais usado, bem documentado e Free é o SpamAssassin. Ele possui uma série de ferramentas internas, desde testes simples até os mais complexos de probabilidade, consulta de banco de dados externos etc. Muito bom mas exige conhecimentos para configurá-lo corretamente. Existem outros, mas este eventualmente é o que é melhor documentado e mais opções possui.

AntispamCaso não pegamos sério com este combate Antispam, um dia vamos ter caixas postais com este homem na imagem, enterrado de papel, na caixa postal implica em não encontrar a mensagem e eventualmente ter a caixa postal cheia. Na minha opinião deveríamos ter todos suficiente responsabilidade de fazer a nossa parte. Até o usuário final é quem faz a parte dele no final, como? Quer saber? Ele vai escolher um provedor que lhe fornece um serviço adequado e funcional.

Caso precisar de mais informações ou queira fazer uma parceria, entre em contato, seria um prazer ajudar no seu projeto.




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