Os nossos serviços, honorários e produtos estão compatíveis com qualquer porte de empresa. O nosso cliente principal possui uma conexão Internet e uma rede local, ou é, ou pretende montar um provedor de acesso Internet. O nosso objetivo principal é encontrar a solução com melhor relação custo/beneficio para o parceiro. Consulte-nos e pede um orçamento sem compromisso.
Servidor E-Mail, SMTP, MTA ... hein?
Qualquer um sabe hoje o que é um email. Mas de onde vem e como funciona, as vezes nem o suporte técnico do provedor sabe explicar. Na hora do problema todos falam grego e a coisa complica ... mas é muito fácil gente, aqui vai.

MTAOs Servidores de Email chamamos em linguagem técnica MTA (Mail Transfer Agent) e é nada mais do que um software (programa). Este programa usa o protocolo SMTP (Simple Mail Transfer protocol) para falar com outros servidores. O Servidor de Email é o conjunto de máquina, sistema operacional e MTA (existem diversos). Dependendo da situação um MTA pode ser servidor, quando envia uma mensagem, ou cliente de outro MTA, quando recebe uma mensagem.

O MTA também fala com clientes a nivel de usuário. Estes usam programas diversos nos seus computadores, tipo Outlook, Eudora, Kmail, Thunderbird ou Seamonkey. Estes programas chamamos em linguagem técnica de MUA (Mail User Agent). O MUA também fala SMTP, mas somente para o envio de uma mensagem. Para receber uma mensagem ele usa ou o protocolo POP (Post Office Protocol), ou IMAP (Internet Messaging Access Protocol). Essa ultima escolha é do usuário na hora de configurar a conta de email no programa MUA. Diferença básica normalmente é que o POP puxa as mensagens do servidor para a máquina local, com IMAP as mensagens ficam no servidor até deletados pelo usuário.

MTAAgora a parte importante e ainda muito desconhecida. Funciona ainda no servidor de email ou outro o MDA (Mail Delivery Agent) que nada tem a ver com o MUA. O MDA pega as mensagens recebidas pelo MTA e distribue nas caixas postais dos usuários. Todo isso ocorre no(s) servidr(es). Vamos esclarecer o fluxo de tudo agora, leia mais ...

O MTA serve somente para uma parte do jogo, para o envio de mensagens para outro servidor, por exemplo do domínio aqui_na_cidade.com.br para la_na_outra_cidade.com.br, e claro, serve também para o processo inverso, receber mensagens de outro servidor.

MTAO envio e o recebimento de email ocorre a nível dos servidores MTA, podemos resumir envio e recebimento na palavra TRANSFER(ÊNCIA), ida e volta.

Muitas vezes o usuário reclama, não consigo receber email. Claro que sabemos que ele quer dizer, só que na verdade o que ele não consegue é puxar (download) as suas mensagens, ele não sabe e não pode saber se as suas mensagens estão sendo recebidas ou não.

O fluxo é o seguinte:
1 .. usuário escreve uma mensagem e clica em enviar
2 .. o seu programa MUA conecta via SMTP ao MTA e faz o upload/envio da mensagem
3 .. o MTA, caso aceita a msg, aramzena ela temporariamente na fila de envio
4 .. o MTA envia periodicamente as mensagens esperando na fila
5 .. o MTA remoto está sendo contactado e em seguida a mensagem transferida
6 .. o MTA remoto aramazena a msg recebida temporariamente na fila loca
7 .. o MDA busca a msg quando o usuário conecta e armazena permanentemente na Caixa Postal
Agora o usuário destinatário abre seu MUA, e este puxa a mensagem via POP3 ou visualiza ela via IMAP no seu computador.

Quando ele responde a mensagem, o processo ocorre da mesma forma, apenas na direção inversa.

MTAUma série de panes podemo acontecer e causar que a mensagem não aparece na caixa postal do usuário destinatário. Os MTAs são bastante sofisticados e SEMPRE enviam ou retornam a mensagem para o remetente indicando o motivo da falha. Caso não recebeu nenhuma mensagem de erro, então não houve erro entre os servidores MTA e a mensagem chegou no destino.

A maioria dos erros cabem ao dono do sistema de email a resolver. Os mais comuns são erros de configuração do MTA ou DNS (Domain Name Service) ou o sistema dele já está poluido e mensagens vindo desse sistema lá fora barrados como fossem SPAM, mesmo sendo mensagens ligitimas. Guarde e analise bem a mensagem de erro que veio, nela senão você um técnico encontra as respostas.

Tarefas básicas para o usuário ajudar e aumentar a chance que suas mensagens sempre chegam bem:
... configurar seu MUA para que a conta tenha um nome real, pode ser alias ou nick
... configurar seu MUA como o correto endereço de email que aparece como remetente
... não usar formato HTML com cores e desenhos, usar somente formato texto
... não usar esse programas de email com aqueles icones e outros enfeites
... caso seu provedor fornece uma interface Webmail, use ela


MTASempre escolhe um programa MUA bom. O que é bom? Me refiro a um programa renomeado, não pela marca ou custo, não, pela segurança e maduridade. O Outlook é alvo fácil de muitos tipos de tentativas, portanto sugero evitar o uso do Outlook e mudar para o Thunderbird do projeto Mozila, de onde também vem o navegador Firefox. Outro conjunto muito atrativo, rápido e fácil de instalar e usar é o Seamonkey (http://www.seamonkey-project.org/). Mas caso seu provedor oferece, use o Webmail caso seja aceitável.

Dúvidas? Não hesite, pergunte! Se tiver um domínio e precisa de um serviço bom, barato e bacana, entre em contato também ou antes verifique o nosso site de Hospedagem de Email. E caso precisa de um servidor de Email, MTA e MDA com toda a parafernália de antivírus, antispam etc, fale com a gente já. Também pode acessar o nosso site sobre Software e Serviço em Servidores




- Gerar Código de Link - 6696 Acessos - Imprimir

  Comentários (1)
 1 Enviado por Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo , em 27/03/2013 19:30
the time to {read|study} or {visit|go to|pay a visit to|check out|take a look at|stop by} the {content|content maateirl|maateirl|subject maateirl} or {sites|websites|web sites|internet sites|web-sites|web pages} {we have|we\'ve} linked to {below [...]here are some links to internet sites that we link to mainly because we feel they may be worth visiting

Comentar
Seja objetivo, não ofenda e não envie propaganda por favor.
Nome:
E-mail
Comentário:

Código:* Code

 
< Anterior   Próximo >

Enlace de Rádio a Distância
linkMontar um link ou enlace de rádio para grandes distâncias não é nada fácil, mas também nenhum bicho de sete cabeças. Muitos montam as antenas e experimentam. Outros fazem testes de visado com binóculos. O método com binóculo é válido enquanto consegue ver o ponto distante, a partir de 3-4km, inclusive com bons aparelhos, fica complicado. Para não gastar muito tempo e dinheiro por nada precisa de um método mais seguro. Aqui vem a dica para não entrar no desespero.

Artigo inteiro
 


Matik nas Redes Sociais

Infomatik no Facebook Infomatik no Twitter Infomatik no Google+ HPower no Linkedin opiniões Infomatik no Blogger Visite-nos no Orkut Infomatik no Facebook




Buscar no Site


Seja responsável, preserve o Meio Ambiente.
Preserve o Meio Ambiente, evite o uso de papel!

Comentários recentes

Quanto já gastou no seu proved...
Estas informações foi bem esclarecedora para minha pesquisa....
de José Raimundo Nogueira Santos - Ler todo ...

DNS - Como funciona? Master, S...
pode explicar o que tem errado com "O DNS serve" ?
de admin - Ler todo ...

Como configurar SPF?
O Hotmail está recusando meus emails, eu possuo um Cloud na ...
de Marcelo - Ler todo ...

Ser Provedor via Rádio é Ilusã...
Foi mal se não fui muito objetivo, mas faltou uma observa...
de clayton brito - Ler todo ...

Ser Provedor via Rádio é Ilusã...
Olá, Tem um ano que montei um "provedor" via rádio, uso A...
de Clayton Brito - Ler todo ...

Estatisticas

Acessos: 8504953
3 visitantes online


Integração VoIP Inteligente


Site Tags

255.255.255.252   acesso   alguns   antena   antenas   bom   chave   configuração   dados   das   dkim   dns   domínio   ele   email   endereço   essa   este   estão   existe   fica   freebsd   fácil   hora   isso   mail   mensagem   mensagens   muitos   nos   outro   outros   podem   podemos   porque   porém   programa   quer   rede   rádio   sabe   saber   seja   sendo   servidores   serviço   spam   spf   todas   windows   wireless  

Webmail Login

Nome de Usuário

Senha
Hospedagem Email
Seu Domínio .COM.BR é aqui. Sem rolo, sem propaganda, sem SPAM, sem Vírus, rápido, seguro e confidencial. Com SID e DKIM.
Hospedagem Matik Quer hospedar seu Site WWW, ERP ou CRM? A Matik é o seu lugar!
DNS Outsourcing Seguro, Rápido e com Garantia 24x7. DNSSEC, TSIG, DDNS, rDNS. A sua necessidade na mão de profissionais.
ns_a_ria2.png
AP da Matik (WCE) O único que realmente amarra MAC ao IP. Acabou cloning, até 4 rádios num AP, até 150 clientes em cada rádio, navegando claro. Esquece que já viu.
WIP Cache Boost O único sistema que cumpre a promessa. Full Cache TPROXY de streaming mídia integrado num servidor de controle de banda e muito mais.