Os nossos serviços, honorários e produtos estão compatíveis com qualquer porte de empresa. O nosso cliente principal possui uma conexão Internet e uma rede local, ou é, ou pretende montar um provedor de acesso Internet. O nosso objetivo principal é encontrar a solução com melhor relação custo/beneficio para o parceiro. Consulte-nos e pede um orçamento sem compromisso.
Introdução DNS, como funciona?
DNSTodos os Internautas, não só os técnicos mas também os usuários em casa passaram já por essa sigla DNS. Lá nas configurações TCP/IP tem esses campos DNS onde colocamos números IP ou deixamos em automático. Domain Name Service é a parte mais importante da Internet, sem DNS a Internet não funciona.

Você sabe onde seu amigo mora? Bairro, Rua, número e CEP? Sabe chegar com carro, ônibus e a pé? Mas como fala? Você diz, eu vou ao bairro Jardim Augusto, no CEP 11003-081, para a Rua Felipe de Moraes número 124? Não né, você diz vou para a casa do Fernando. Isso é exatamente que o DNS faz.

A Internet, comparável com a vida real com CEP, rua, número, distingue TODOS os participantes da Internet com seu número IP. tanto faz se é usuário em casa ou servidor da Matik. Cada recurso tem seu número IP.

Você lembra do nome, então você digita no seu navegador FERNANDO e não a numeração dele certo? Portanto você escreve fernando.com.br

DNSResumindo, comparando com a vida real, o DNS é como uma ótima secretária que tem o mapa da Internet com lista de todos os nomes da Internet e que sabe responder em menos de meio segundo, e sempre. Inclusive um guia para encontrar o caminho ela tem sempre em mãos. Isso é perfeito não é? Tem mais, poucos sabem, porém é bom saber e eventualmente pode ser útil um dia, leia tudo ...

Basicamente o DNS é um programa instalado num servidor, por isso chamamos ele de DNS Server ou Servidor DNS. Ele é representado pelo seu número IP e deve ser configurado na máquina com qual quer acessar a Internet. Essa configuração pode ser manual ou automática mediante DHCP, não importa como, importa que tem.

DNSO DNS pode executar duas tarefas, ele pode traduzir o nome em endereço, quanto também pode traduzir endereço em nome. Neste último caso chamamos o processo de rDNS, Reverse DNS, ou DNS reverso, isso porque ele executa o procedimento padrão na ordem invertida. O rDNS é necessário para verificar a veracidade do nome. Isso é histórico, quando todos ainda estavam honestos, não é mais muito válido, porque facilmente pode ser falsificado, mais sobre isso depois. Importante saber que existem estes dois processos e quando corretamente configurados, podem fornecer válidas informações.

Obviamente o correto funcionamento depende da correta configuração dele. Essa configuração deve ser feita pelo dono do domínio e é nada mais do que uma tabela de relacionamento Nome/IP. Ou seja, alguém registra um domínio e relaciona o nome www.dominio.com.br com o IP 200.201.202.1 e pronto. Em seguida essa tabela será divulgada na Internet.

Existe uma hierarquia DNS. Essa que é responsável pelo funcionamento global. Existem os TLD Registries, TLD significa Top Level Domain, domínio de topologia superior, Registry significa Registro. Um TLD é por exemplo o .com.br, ou seja, tudo que vem depois do nome com o indicador do pais no final. Os registros são órgãos oficiais, no Brasil é o registro.br, onde o interessado registra o seu domínio e indica nessa hora o número IP do servidor DNS que contém a tabela de Nomes/IP do seu domínio.

DNSCada Provedor de Acesso, cada Empresa com Presença Internet tem um servidor DNS na sua rede, tanto faz se ele tem um domínio registrado ou não. Um servidor DNS pode armanezar tabelas locais, ou, acessar tabelas em outros servidores DNS. Quando um usuário do provedor A quer acessar www.empresa.com.br o servidor DNS verifica se ele possui a informação local e retorna o IP para o navegador. Caso não tem ele solicita o próximo servidor DNS na hierarquia, que provavelmente é um dos servidores do REGISTRO.BR, este informa assim, o DNS do domínio empresa.com.br está no servidor DNS 200.201.202.1. O DNS do provedor conecta a esse servidor DNS e solicita o IP desse recurso e transmite ele em seguida para o navegador.

Assim que o navegador recebe o número IP de www.empresa.com.br, ele conecta e apresenta em seguida a página da empresa ao internauta. Isso bem é o que é o DNS. Como pode ver nada de outro mundo, simples e muito transparente para o Internauta.

Mas muita cois pode acontecer, desde digitação ww em vez de www, timeouts (tempo de resposta excedido), servidor remoto inacessível ou incorretamente configurado e nestes casos o navegador apresenta um erro, dizendo blabla o endereço tal não pode ser acessado ... e agora a coisa está com a gente, fazer o que?

DNSPrimeiro vamos ler com atenção essa página de erro e na maioria dos casos podemos resolver o problema sem assistência de técnico. Sem entrar muito nos detalhes de digitação mas o nosso suporte recebe muitas, muitas requisições mesmo, onde o usuário digitou ww.empresa.com.br (WW) ou www,empresa,com,br (virgula), nestes casos nada apode ser feito, apenas ler com atenção e digitar correto :)

Vamos brincar um pouco de agente do serviço de inteligencia ... abre aquela janela preta, ou no Windows com cmd (prompt do sistema) ou console no Unix/Linux. Digite o seguinte host www.uol.com.br e bate enter. Deve retornar 3 ou 4 linhas, pegue o primeiro IP e digite host 200.221.2.45 ou qualquer IP que aparece e bate enter. Observe a resposta que é home.uol.com.br

DNSVamos ver, agora usamos as duas funções do DNS, resolvemos o nome para IP, e resolvemos o IP para nome. Sem entrar em detalhes, vimos no caso de cima que a resposta não coincide, o rDNS resolve diferente. mesmo que pode ser válido no caso de um servidor WWW, em outros serviços como EMail pode implicar em avaliação diferente. Mas essa parte técnica no momento não interessa.

Vamos ver como chegar neste endereço. vamos usar um outro aplicativo ajudante com o nome traceroute (traçar rota) e digitamos uma das seguintes formas. Tem um detalhe, o Bill gates é preguiçoso por natureza e no Windows talvez tem que usar o comando abreviado tracert em vez de traceroute:
traceroute www.uo.com.br
traceroute home.uol.com.br
traceroute 200.221.2.45

Observando as repostas podemos ver "cada esquina ou cruzamento", chamado de roteador na Internet, onde temos que passar para chegar a partir de onde estamos para o endereço em questão. Pode ser que as rotas são diferentes em cada resposta por diversos motivos quais no momento também não interessam, importante é chegar. Caso não chegamos e na tela aparecem apenas * * * asteriscos, alguém bloqueio o trafego ICMP e você pode pedir ao seu provedor para ele fazer o favor de liberá-lo para voc6e poder usar os recursos da Internet.

DNSAgora, quer saber quem o gênio atás do domínio empresa.com.br? Ok, fácil também, temos o comando whois (Quem é), basta digitar whois empresa.com.br e pode obter uma série de dados do domínio, seus servidores DNS, seu dono etc. Experimente. Também pode conferir com o comando whois quem é o dono do IP de um recurso, basta digitar whois 200.221.2.45 e bater enter.

Espero ter dado uma luza no assunto. Desfrutem do novo conhecimento e desejo um feliz "tracerouting" !


- Gerar Código de Link - 1926 Acessos - Imprimir

  Comentários (1)
 1 Enviado por Jefro, em 06/10/2012 07:15
Pessoal 
esse artigo me ajudou muito 
obrigado

Comentar
Seja objetivo, não ofenda e não envie propaganda por favor.
Nome:
E-mail
Comentário:

Código:* Code

 
Próximo >

MESH
WIPO que é MESH? Acredito que originalmente usado para definir tecido, semelhante a palavra rede (NET), e já estamos vendo, a criança precisa um nome. Podemos dizer, dentro dessa área, que uma rede mesh, ou mesh network (porque não dizemos rede rede ou mesh mesh?), define uma infra-estrutura onde todos os componentes estão diretamente conectados.

Nume rede wireless comum temos um ou vários AP (accesspoints), conectados em série, através de enlaces, até chegar no provedor onde ocorre a interligação com a Internet. Todos estes APs funcionam em modo hostap para aceitar as conexões dos clientes e a conexão entre os APs costuma funcionar no modo PP ou Adhoc. Neste scenário temos envolvido o endereçamento IP com rotas para a interligação lógica. Todos os APs, as redes hostap e adhoc, possuim um SSID e canal diferente.

Uma rede MESH funciona diferente. Eliminamos os enlaces. Os APs funcionam no modo MESH, podendo ocorrer a interconexão diretamente entre eles e com os clientes. Podemos interligar tantos APs necessários com apenas UMA interligação com a Internet.

MESH com sistema WIP WCE

Neste exemplo usamos duas conexões com o WCO (Veja Estrutura Wireless) para garantir redundância no caso que um componente falha. Leia o artigo inteiro para saber mais ...

Artigo inteiro
 


Matik nas Redes Sociais

Infomatik no Facebook Infomatik no Twitter Infomatik no Google+ HPower no Linkedin opiniões Infomatik no Blogger Visite-nos no Orkut Infomatik no Facebook




Buscar no Site


Seja responsável, preserve o Meio Ambiente.
Preserve o Meio Ambiente, evite o uso de papel!

Comentários recentes

Como fazer um cabo de rede Cro...
otima dica
de emannuel - Ler todo ...

Como configurar SPF?
Parabéns, excelente artigo.
de Ivan - Ler todo ...

Polémica Licença SCM para prov...
Concordo plenamente acho que a anatel deveriam dar chance ao...
de Gilson - Ler todo ...

kB, KB, Mb, Bits e Bytes que c...
Gosto bastant do google.
de Miguel victorino Nhaguiombe - Ler todo ...

A grande dúvida: IDE ou SCSI ?
Hello!Probably your new os has different id scsi segtints fo...
de Ichwan - Ler todo ...

Estatisticas

Acessos: 8404138


Integração VoIP Inteligente


Site Tags

255.255.255.252   acesso   alguns   antena   antenas   bom   chave   configuração   dados   das   dkim   dns   domínio   ele   email   endereço   essa   este   estão   existe   fica   freebsd   fácil   hora   isso   mail   mensagem   mensagens   muitos   nos   outro   outros   podem   podemos   porque   porém   programa   quer   rede   rádio   sabe   saber   seja   sendo   servidores   serviço   spam   spf   todas   windows   wireless  

Webmail Login

Nome de Usuário

Senha
Hospedagem Email
Seu Domínio .COM.BR é aqui. Sem rolo, sem propaganda, sem SPAM, sem Vírus, rápido, seguro e confidencial. Com SID e DKIM.
Hospedagem Matik Quer hospedar seu Site WWW, ERP ou CRM? A Matik é o seu lugar!
DNS Outsourcing Seguro, Rápido e com Garantia 24x7. DNSSEC, TSIG, DDNS, rDNS. A sua necessidade na mão de profissionais.
ns_cache.png
AP da Matik (WCE) O único que realmente amarra MAC ao IP. Acabou cloning, até 4 rádios num AP, até 150 clientes em cada rádio, navegando claro. Esquece que já viu.
WIP Cache Boost O único sistema que cumpre a promessa. Full Cache TPROXY de streaming mídia integrado num servidor de controle de banda e muito mais.