Os nossos serviços, honorários e produtos estão compatíveis com qualquer porte de empresa. O nosso cliente principal possui uma conexão Internet e uma rede local, ou é, ou pretende montar um provedor de acesso Internet. O nosso objetivo principal é encontrar a solução com melhor relação custo/beneficio para o parceiro. Consulte-nos e pede um orçamento sem compromisso.
PGP - EMail encriptado e seguro
PGPPGP, já ouviu falar? Já recebeu uma vez uma mensagem de email com um anexo com essa sigla no nome mas teu programa não consegui abrir ou pensou que se trata de vírus?

É uma abreviação da língua inglesa para Pretty Good Privacy, em português podemos dizer, com bastante privacidade.

Trata-se de um programa de computador que pode encriptar o conteúdo de arquivos, tanto binários (programas, imagens) quanto texto, tipo documentos Word ou, como neste caso, mensagens de email.

Essa utilidade PGP vem bem prático para quem não quer que alguém possa ler o conteúdo dos emails que envia e recebe. Tanto no seu computador, quanto no computador do correspondente, e, também no caminho. Se alguém realmente consegue interceptar sua mensagem, ele não consegue ler o que foi escrito.

PGPUsar PGP pode ser de grande utilidade para profissionais e individuais, quais comunicam-se com outros de modo confidencial. Pode ser apenas uma planilha de vendas, um desenho de planta industrial, comunicação interna na empresa, cartas de amor entre amantes e muitas outras formas. Advogados, policiais, empresários, professores, contadores, na verdade qualquer profissão tem segredos. Interessante? Então leia o artigo inteiro.

Para que a comunicação fique realmente segura e garantida, o programa PGP gera uma chave de encriptação privada e uma pública. A chave está sendo usada para encriptar o conteúdo, e também para desencriptar. Para que funciona o princípio, o correspondente deve ter uma cópia da chave e a senha para usá-la, sendo que a senha é opcional, mas obviamente aumenta ainda mais a segurança.

PGP pode ser usado de duas formas. Uma é a simples assinatura de uma mensagem, dessa forma teria uma identificação eletrônica do remetente, ou seja, quem recebe a mensagem pode dizer com bastante segurança, que essa mensagem veio realmente da pessoa identificada como remetente.

PGPPara que isso funciona, existe a chave pública. Ela não precisa ser enviada para qualquer um. Na hora de gerar a chave privativa, a pública também está sendo gerada e pode ser enviada (upload) para um servidor público. Fique despreocupado! É público e gratuito! Também parece complicado, mas não é. Apenas explico aqui o processo, na prática é tudo automatizado. A ideia e o uso é prático é antigo, acho que mais de 10-15 anos já uso o sistema.

PGP pode ser usado com praticamente qualquer programa de email. É um tipo de plugin que precisa ser instalado e pronto para usar. Alguns programas de email mais avançados fazem o processo de instalação, inclusive gerar a chave com um simples click do mouse.

Para a família Mozilla, tipo Thunderbird e Seamonkey, existe um Add-On de nome Enigmail. Abre a opção AddOn Manager no Menu Ferramentas, localize o Enigmail na lista e instale ele. Siga as instruções.

A segunda opção, encriptar uma mensagem, uma foto ou um arquivo qualquer, é fácil também. A única diferença é que o destinatário, seu parceiro precisa da chave para des-encriptar.

Quando escreve uma mensagem para alguém, selecione a opção encriptar e digite a senha,agora o programa encarrega-se do restante, da encriptação e do envio. A mensagem transita, desde a saída do seu computador, atravessando os servidores de transmissão de email no caminho e acaba sendo armazenada no servidor de email PGPdo provedor do seu parceiro - de forma encriptada. Ninguém que não tenha a chave consegue ler o conteúdo. Mesmo que tenha um técnico muito avançado no provedor, com acesso ao HD do servidor de email no provedor, ele poderia copiar a mensagem mas a probabilidade de desencriptar a mensagem é praticamente zero. Ele precisa da chave e da senha. Quando seu parceiro abre o programa de email e acessa a mensagem, ele pode digitar a senha para visualizar o conteúdo. Mesmo uma vez desencriptada, a mensagem pode ser fechada e pede senha cada vez que tenta abri-la, significa, a mensagem fica encriptada também no computador do destinatário, seu parceiro.

O uso de PGP é atualmente a forma mais prática para essa finalidade de assinar e encriptar, primeiro porque é fácil de usar, segundo porque é gratuita, terceiro porque é instalado e pronto para usar em qualquer computador em poucos minutos.

Uma pena que no Brasil praticamente ninguém usa, talvez é por não saber da existência e quem sabe, meu artigo ajuda nessa parte. Experimente com um colega seu, tenho certeza que acostuma-se rápido e começa gostar instantaneamente. Com certeza as novas ideias para seu uso vem de imediato. Espero receber logo uma mensagem pelo menos assinada com PGP, senão encriptada!




- Gerar Código de Link - 1960 Acessos - Imprimir

  Comentários (3)
 1 Enviado por Wellington, em 06/10/2012 06:47
não sabia que pode usar livre assim, uma ótima ideia e vou experimentar 
obrigado pessoal
 2 Enviado por Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo , em 28/03/2013 23:22
Sou Heitor Castro, dono da Mais que Mfasica, pee7o que vcs removam olink dos meus DVDs, isto este1 me pcdrudijaneo diretamente. Desde oinicio deste mes, passei a vender 25% a MENOS! Vi que vcs publicarammeu material em 25 de maio de 2011.Nao sou nenhuma MEGA empresa, o que vcs este3o fazendo me prejudicadiretamente eu filmo..eu edito eu crio toda a parte didaticaetc e PRECISO das vendas para poder cntinuar este trabalho . Seique ne3o e9 intecional mas vcs este3o me pcdrudijaneo MUITO.Sempre tento resolver casos como estes amigavelmente, pois sei que asolue7e3o e9 muito simples para vcs. Sou analista de sistemas tambem esei que para vcs, esse problema se resolve com um comando.. je1 paramim, isso gera uma perda substancial , Perda esta que VALE MUITO apena eu correr atras legalmente.Terei custos para iniciar o processo e ne3o quero realmente faze-lo masse iniciarmos isso , terei este investimento inicial e ne3o parareimais pois. obviamente ganharei o processo. Ne3o aoutorizei estapublicae7e3o, solicitei e registrei o envio do email em video ( estoufilmando o envio bem como filmei as outras vezes que entrei emcontato com vcs atraves do site) Deixando asim, bem claro que voceseste3o fazendo isto e0 minha revelia.Por favor , pee7o apenas que tirem o link.Sei que isto je1 foi copiado po outros sites . Vamos lidar com todos oscasos um a um.No SEU caso especedfico, a sua responsabilidade e9 tirar o link de TODOSos meus DVDs do ar.Estou amparado pela lei 9.610/98, artigos 102 e seguintes desta lei, e TAMBEM artigo 184 do Cf3digo Penal. Repito, que gostaria muito de nos poupar desta chateae7e3o.Meu advogado e9 Dr Reginaldo Mathias , infelismente je1 tive queative1-lo anteriormente para problemas como este, mas felismente foitudo resolvido da forma mais amigavel.Conto com a compreense3o de vcs, meus amigos.Tudo de bom!Heitor Castro
 3 Enviado por Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo , em 30/03/2013 09:41
Carlos Alberto, muito obrigado por enavir.Vocea ainda ne3o recebeu confirmae7e3o porque se3o muitas mensagens e ainda estamos finalizando o processo de salvar os arquivos. Entretando, nas regras je1 haviamos explicado que algo semelhante poderia ocorrer, aguarde que vocea ire1 receber uma mensagem de confirmae7e3o.

Comentar
Seja objetivo, não ofenda e não envie propaganda por favor.
Nome:
E-mail
Comentário:

Código:* Code

 
Próximo >

O que um Accesspoint deve ter?
apAp não é AP, a maioria de vocês já sabe disso. As dúvidas surgem antes da compra mas como saber? Ouvir o vendedor? Pode ser uma fria, o cara quee vender e fala que quer. Estudar a ficha técnica é o melhor método mas para poder decidir precisamos saber o que precisa ter. Segue um resumo dos requisitos a um AP, dados que não só podem facilitar a sua decisão, mas especialmente a sua sua tranquilidade depois.

Artigo inteiro
 


Matik nas Redes Sociais

Infomatik no Facebook Infomatik no Twitter Infomatik no Google+ HPower no Linkedin opiniões Infomatik no Blogger Visite-nos no Orkut Infomatik no Facebook




Buscar no Site


Seja responsável, preserve o Meio Ambiente.
Preserve o Meio Ambiente, evite o uso de papel!

Comentários recentes

Como fazer um cabo de rede Cro...
otima dica
de emannuel - Ler todo ...

Como configurar SPF?
Parabéns, excelente artigo.
de Ivan - Ler todo ...

Polémica Licença SCM para prov...
Concordo plenamente acho que a anatel deveriam dar chance ao...
de Gilson - Ler todo ...

kB, KB, Mb, Bits e Bytes que c...
Gosto bastant do google.
de Miguel victorino Nhaguiombe - Ler todo ...

A grande dúvida: IDE ou SCSI ?
Hello!Probably your new os has different id scsi segtints fo...
de Ichwan - Ler todo ...

Estatisticas

Acessos: 8403523


Integração VoIP Inteligente


Site Tags

255.255.255.252   acesso   alguns   antena   antenas   bom   chave   configuração   dados   das   dkim   dns   domínio   ele   email   endereço   essa   este   estão   existe   fica   freebsd   fácil   hora   isso   mail   mensagem   mensagens   muitos   nos   outro   outros   podem   podemos   porque   porém   programa   quer   rede   rádio   sabe   saber   seja   sendo   servidores   serviço   spam   spf   todas   windows   wireless  

Webmail Login

Nome de Usuário

Senha
Hospedagem Email
Seu Domínio .COM.BR é aqui. Sem rolo, sem propaganda, sem SPAM, sem Vírus, rápido, seguro e confidencial. Com SID e DKIM.
Hospedagem Matik Quer hospedar seu Site WWW, ERP ou CRM? A Matik é o seu lugar!
DNS Outsourcing Seguro, Rápido e com Garantia 24x7. DNSSEC, TSIG, DDNS, rDNS. A sua necessidade na mão de profissionais.
ns_moto4.png
AP da Matik (WCE) O único que realmente amarra MAC ao IP. Acabou cloning, até 4 rádios num AP, até 150 clientes em cada rádio, navegando claro. Esquece que já viu.
WIP Cache Boost O único sistema que cumpre a promessa. Full Cache TPROXY de streaming mídia integrado num servidor de controle de banda e muito mais.